Equacionamento dos Parâmetros de Entrada
Com a variável de saída definida no último post do blog, a frota de carros; começou-se o equacionamento dos parâmetros
de entrada do sistema modelado. Afim de trabalhar com parâmetros que estão diretamente relacionados a variável de
saída e tendo assim relevância no sistema quando passam vou variações dinâmicas. Foram selecionados os
parâmetros da População, o Transporte Público e os Acidentes.
de entrada do sistema modelado. Afim de trabalhar com parâmetros que estão diretamente relacionados a variável de
saída e tendo assim relevância no sistema quando passam vou variações dinâmicas. Foram selecionados os
parâmetros da População, o Transporte Público e os Acidentes.
Para a População:
São Paulo é hoje a cidade mais populosa do nosso país, com cerca de 12,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE.
Porém sobre essa população há fatores que influenciam diretamente em seu valor, tais como natalidade,
número de mortes, longevidade e migração.
Porém sobre essa população há fatores que influenciam diretamente em seu valor, tais como natalidade,
número de mortes, longevidade e migração.
Sobre a natalidade, São Paulo tem uma taxa atual de 15,4 nascidos cada mil habitantes, porém essa taxa vem
caindo com o decorrer do tempo, uma questão muito discutida na sociedade atual, quando casais optam por ter
cada vez menos filhos. O decrescimento corresponde a seguinte equação:
caindo com o decorrer do tempo, uma questão muito discutida na sociedade atual, quando casais optam por ter
cada vez menos filhos. O decrescimento corresponde a seguinte equação:
y = 2E+16e-0.017x
Onde:
y = taxa de natalidade a cada mil habitantes
x = horizonte de análise
A cidade é conhecida por ser muito perigosa, e isso está relacionado ao grande número de mortes cada mil pessoas registrado em 2016 pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade, na qual atingiu cerca de 66 mortes.
Em contrapartida, em um visão nacional, o brasileiro vem crescendo muito sua perspectiva de vida alcançando
hoje a marca de 75,5 anos em média, diminuindo cada vez mais a taxa de fatalidade na cidade.
Isso caracteriza a equação de decaimento de tal tax a seguir:
hoje a marca de 75,5 anos em média, diminuindo cada vez mais a taxa de fatalidade na cidade.
Isso caracteriza a equação de decaimento de tal tax a seguir:
y = 4E+12e-0.012x
Onde:
y = taxa de fatalidade a cada mil habitantes
x = horizonte de análise
a sorte na cidade grande. A grande população de São Paulo tem direta relação com isso, quando por meados
dos anos 70 e 80, houve um fluxo gigantesco de imigrantes do norte do país para a grande metropoli. Tendo assim a taxa:
y = 3E+29e-0.032x
Onde:
y = taxa de migração a cada mil habitantes
x = horizonte de análise
Após a análise dos fatores, resultou na seguinte equação:
Fonte:
https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2017/08/30/interna_nacional,896342/ibge-
sao-paulo-tem-12-107-milhoes-de-habitantes-e-cresce-abaixo-de-me.shtml
sao-paulo-tem-12-107-milhoes-de-habitantes-e-cresce-abaixo-de-me.shtml
Para o Transporte Público:
Com o aumento do número de habitantes na capital, o transporte pública se desenvolve e aumenta para atender
as necessidades de mobilidade urbana, pois grande parte dos habitantes da cidade utilizam o sistema de transporte
público para se locomover tanto para trabalhar como para outros fins.
as necessidades de mobilidade urbana, pois grande parte dos habitantes da cidade utilizam o sistema de transporte
público para se locomover tanto para trabalhar como para outros fins.
Tendo em vista a importância do transporte público para a cidade de São Paulo, concluiu-se que esse parâmetro
influencia diretamente a frota de carros na capital.
influencia diretamente a frota de carros na capital.
Equacionamento da frota autorizada para realizar o transporte coletivo na capital:
y = 15554e-0,009x
y = frota de veículos autorizados para realizar o transporte público
x = ano (2010-2019)
Fonte:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/institucional/sptrans/acesso_a_informacao/index.php?p=245214
Fonte:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/institucional/sptrans/acesso_a_informacao/index.php?p=245214
Para os Óbitos em Acidentes:
A cidade de São Paulo vem diminuindo seu número absoluto de mortes no trânsito ao longo dos anos.
Há muitos fatores que influenciam nesse número que são muito difíceis ou até impossíveis de serem medidos
ou quantificados, como por exemplo: legislação, segurança de vias, fiscalização de normas, desatenção de
condutores, embriaguez durante condução, entre muitos outros. Sendo assim, foi criada uma relação entre
a Taxa de Motorização (número de veículos a cada 100 habitantes) e os Óbitos em Acidentes
(mortes por 100.000 habitantes) na cidade, segundo informações colhidas pelo DATASUS no período de
Janeiro/2002 a Dezembro/2015.
Há muitos fatores que influenciam nesse número que são muito difíceis ou até impossíveis de serem medidos
ou quantificados, como por exemplo: legislação, segurança de vias, fiscalização de normas, desatenção de
condutores, embriaguez durante condução, entre muitos outros. Sendo assim, foi criada uma relação entre
a Taxa de Motorização (número de veículos a cada 100 habitantes) e os Óbitos em Acidentes
(mortes por 100.000 habitantes) na cidade, segundo informações colhidas pelo DATASUS no período de
Janeiro/2002 a Dezembro/2015.
A equação encontrada para melhor representar essa relação foi:
y = -7,635.ln(x) + 45,709
Sendo que:
x = Veículos a cada 100.000 habitantes
y = Óbitos no trânsito a cada 100 habitantes
Segundo dados do Infosiga-SP, temos que os valores atuais dessas grandezas (2019) são
de X0= 74,0 (número de veículos a cada 100 habitantes) e Y0 = 12,5 (mortes por 100.000 habitantes).
de X0= 74,0 (número de veículos a cada 100 habitantes) e Y0 = 12,5 (mortes por 100.000 habitantes).
Fonte:
http://vias-seguras.com/layout/set/print/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_estaduais/estatisticas_de_acidentes_no_estado_de_minas_gerais
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