Princípio da Modelagem e ajuste do modelo
Depois de analisar alguns trabalhos e pesquisas sobre a modelagem de transporte em geral, foi possível concluir que, utilizando da metodologia clássica e partindo dos dados necessários pode-se identificar a demanda futura a partir de modelos de demanda direta ou sequencial de demanda ( modelo de 4 etapas). Sendo essas etapas, descritas logo abaixo:
- Modelos de Geração de Viagens - determinam a quantidade de viagens geradas (produzidas e atraídas) em cada zona de tráfego;
- Modelos de Distribuição de Viagens - determinam a partir do total de viagens geradas em cada zona, a distribuição das mesmas entre as demais zonas de tráfego, chegando a uma matriz de origem e destino das viagens;
- Modelos de Divisão Modal - definem a distribuição das viagens nos vários modos de transporte;
- Modelos de Alocação de Fluxo - fazem a distribuição do fluxo de viagens na rede de transporte.
Figura 1 : Modelo sequencial de demanda
A etapa de Seleção e Ajuste do Modelo, propõe a escolha de um modelo adequado e seu ajuste aos dados obtidos para o problema. Veja a seguir alguns modelos consolidados e suas possíveis aplicações.
1. Modelos SIR e SIRS – Modelagem de Epidemias
É um modelo simples, conta com apenas três equações e pode ser aplicado em temas como Modelagem de Educação, Violência, Pobreza, Transporte, Doenças Endêmicas e até mesmo Coleta de Lixo.
2. Modelo Wonderland
É um modelo mais complexo, contudo é versátil e já envolve aspectos de diferentes áreas como: economia, população e meio ambiente. Pode até ser aplicado em modelagem de Pobreza, Agricultura, Demanda de Energia, Enchentes, Turismo, Planejamento Urbano, Pesca e Populações Marinhas, entre outros.
3. Modelos NSI – Sistema presa-predador (ou competição entre espécies)
É um modelo simples que também conta com apenas três equações. Pode ser aplicado em Modelagem de Violência, Educação, Suprimento de Alimentos, Agricultura, Economia, Pobreza, Alocação de Ambulâncias em Estradas, etc.
Após a Seleção e Ajuste do modelo base, sugere-se implementar e executar o modelo no software Matlab ou semelhantes.
É primordial validar e analisar os resultados obtidos, comparando as saídas do modelo com os dados coletados.
Entretanto as hipóteses podem ser invalidadas de acordo com o que se obtém de resposta da saída de cada modelo.
Caso, ocorra validação, as seguintes perguntas "ficam no ar":
· O que os resultados indicam ou estão nos sugerindo?
· Houve resultados surpreendentes ?
· O que pode-se tentar prever?
Todos esses processos, são de suma importância para um bom desenvolvimento do trabalho e posteriormente resultados satisfatórios em relação à Modelagem do Transporte.
Referências:
- http://www.marcusquintella.com.br/sig/lib/uploaded/Planejamento%20de%20Transportes%20-%20V%C3%83%C2%A2nia%20Campos.pdf
- Dynamic Modeling of the Interactions of Poverty, Demographics, Economics, and Environmental Aspects – Naves Vasconcelos , Pedro H. , Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
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