A Superpopulação: Carros X Pessoas

           Segundo pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade de São Paulo tem 7,4 veículos motorizados para cada 10 habitantes, totalizando 8,6 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões.

            A quantidade de veículos na capital paulistana tem aumentado nos últimos anos, em 2016 havia 7,2 veículos para cada 10 habitantes e em 2015, 7 veículos.

            Para tentar resolver os problemas relacionados à grande quantidade de veículos rodando e consequentemente congestionamentos, há 20 anos o CET criou o rodízio e tem avaliado a adesão do paulistano à regra de não circular com carro no centro uma vez na semana, em horário de pico. Esse rodízio tem sido mais efetivo, ou mais respeitado na parte da manhã onde 94% dos motoristas respeitaram e à noite, esse número cai para 78% dos motoristas.

            Um dos principais problemas enfrentados pelo cidadão paulistano são os grandes congestionamentos durante o dia no trânsito da cidade, porém a pesquisa do CET apontou queda de 7% nos índices entre 2016 e 2017.

            O gesto de projetos da Rede Nossa São Paulo afirma que duas coisas são centrais para resolução do problema da grande quantidade de veículos na capital paulista. O primeiro seria ampliar a oferta de transporte público e de modos ativos na cidade, como a ciclovia e o outro, criar políticas que desestimulem às pessoas a utilizarem seus carros, por exemplo, ampliação do rodízio, das áreas de incidência e o tempo em que o mesmo é aplicado.



Complementação teórico fundamental:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípio da Modelagem e ajuste do modelo