Transporte Alternativo em São Paulo

      O transporte alternativo é uma maneira de se locomover, usando um meio diferente das formas convencionais, como a bicicleta, trens e até teleféricos. É sempre bom lembrar que transportes alternativos não são necessariamente sustentáveis.

      Os meios de transporte alternativos são aqueles que contribuem com a mobilidade urbana de uma cidade e que podem ser usados sobre trilhos, na água, por cabos ou mesmo sobre rodas. Muitos desses meios são projetados para amenizar o trânsito para o transporte convencional por vias pavimentadas.

       A opção mais comum dessa modalidade na cidade de São Paulo é a bicicleta. Existem variações dessa modalidade como bicicletas elétricas e até taxi de bicicleta, que funcionam por aplicativo.

       A cidade de São Paulo teve um foco nos últimos anos em disseminar o uso de transportes desse tipo, principalmente a bicicleta, devido a sua estrutura de mobilidade e sua densidade demográfica. A cidade tem a maior malha cicloviária do país atualmente além de estarem construindo mais ainda.

      Um estudo da USP diz que a presença de ciclovias próximas a moradias aumentam a chance do uso da bicicleta como transporte em 156%, provando que investimentos na área acabam por trazer mais retornos, mesmos que inesperados. Mas há outra modalidade ganhando muita atenção ultimamente.

      Já sabemos que existem modelos compartilhados de bicicletas públicas em São Paulo, mas ultimamente a prefeitura se comprometeu a investir em patinetes elétricas, e está cumprindo essa promessa. Foi uma solução inteligente, pois faz o “percurso parecer um passeio”, como disse um dos fundadores da empresa Ride, que fornece patinetes a prefeitura.
   
     Para aumentar a segurança do transporte, se colocou a sugestão de se usarem as ciclovias também para os patinetes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípio da Modelagem e ajuste do modelo